O que é o Ecodoppler?

A ultrasonografia , mais conhecida por Ecografia , é a designação por que é conhecido o exame médico que utiliza ultrassons . É uma técnica que obtém imagens do interior do corpo humano através do uso de ondas de ultrassons as quais são emitidas por um aparelho designado por ecógrafo. Este equipamento é ao mesmo tempo emissor das ondas de ultrassons e receptor dos ecos refectidos que retornam do interior do corpo. Estes são observados em tempo real num monitor depois de tratados por computador, dando origem a uma imagem.
A imagem em tempo real tem a vantagem de se poder observar o movimento dos órgãos, batimentos cardíacos, fluxo do sangue nos vasos ou movimentos fetais. É portanto um bom método para avaliar o sistema circulatório, podendo-se nestes casos associar o Doppler denominando-se o exame neste casos Ecodoppler, o qual permite demonstrar o fluxo nas artérias e veias.
Este exame não utiliza radiações ionizantes, sendo um método de diagnóstico totalmente inoculo.

Avalia órgãos e estruturas em movimento e estuda a distensibilidade da parede dos vasos, observando placas de ateroma ou trombos, e, com o contributo do efeito Doppler, avalia e quantifica os fluxos, mede índices de resistência, quantifica estenoses, permitindo um grande avanço no estudo das carótidas e das artérias dos membros inferiores, bem como o estudo da insuficiência venosa dos membros inferiores (triplex venoso). Em ecocardiografia, este método faculta a observação dinâmica das paredes e das válvulas do coração, a avaliação de débitos, de fluxos regurgitantes, de estenoses e resistências, permitindo, de forma não invasiva, obter informações decisivas na avaliação cardíaca.

 

Qual é a preparação necessária?

Não requer preparação especial, no entanto devem ser utilizadas roupas confortáveis.
No estudo de vasos abdominais deve fazer-se jejum de cerca de 6 horas.
A maioria dos estudos tem uma duração inferior a 30 minutos.

2015 © Copyright - Healthways Group

Desenvolvido por: FS & NS