O que é a tac?

É um meio de imagem que, através da utilização de raios X, de detectores de radiação de elevada sensibilidade e de computadores, nos permite observar os órgãos e tecidos que constituem o nosso corpo.
Este exame fornece aos Médicos informações muito importantes para o diagnóstico e tratamento do doente.

 

Qual é a preparação necessária?

A necessidade de preparação para a realização do exame está dependente do tipo de órgãos que pretendemos avaliar. Na maioria dos estudos o paciente deve observar um jejum de 5 horas uma vez que poderá ser necessário administrar produto de contraste iodado por via intra-venosa. Habitualmente nos exames abdominais e pélvicos o paciente ingere, antes do exame e já no Serviço de Imagiologia, um liquido para melhor identificação do tubo digestivo.
O paciente deve vestir roupa prática, confortável e sem peças metálicas e deve retirar da zona a avaliar fios, brincos, ganchos, piercings ou outros acessórios que prejudiquem a qualidade do exame. Nos estudos da cabeça e pescoço as tranças devem ser desmanchadas.
O paciente deve informar da existência de eventuais alergias alimentares, medicamentosas ou outras e avisar, no caso de ser mulher, se está ou suspeita estar grávida.
O paciente deve trazer os exames anteriores que tenha em seu poder.

2015 © Copyright - Healthways Group

Desenvolvido por: FS & NS