O que é a colonoscopia?

A Colonoscopia é um exame complementar de diagnóstico, invasivo, que permite uma inspecção do interior do intestino grosso (também designado por cólon). Para tal, é introduzido um tubo fino e flexível, através do ânus, com uma câmara de vídeo acoplada na extremidade, para captar imagens das paredes do órgão em estudo, e identificação de eventuais lesões.

O objectivo é visualizar o cólon até à junção com o intestino delgado (também designado por cego).

 

Quais a indicações clínicas para a sua realização?

As principais indicações para a realização de uma colonoscopia são o diagnóstico de sintomas relacionados com o intestino, tais como:

  • Diarreia;
  • Mudança dos hábitos intestinais;
  • Perdas de sangue;
  • Perda de peso
  • Anemia.

A Colonoscopia está também indicada nos indivíduos com mais de 50 anos, como método de rastreio do cancro do colon. Neste contexto, a Colonoscopia é realizada mesmo que o utente não apresente qualquer sintoma.

É necessário alguma preparação?

Para que seja realizado um exame de qualidade o intestino grosso tem que estar livre de detritos. Para o efeito, o utente deverá dirigir-se pessoalmente à clinica, levantar uma preparação especial para a limpeza do intestino, bem como as instruções detalhadas de como tomá-la, devendo fazê-lo pelo menos quatro dias antes da realização do exame, de modo a planear o seu regime alimentar.

Depois de iniciada a preparação, o doente não deve ingerir nenhum alimento não autorizado.

Quanto tempo demora?

A duração de uma Colonoscopia varia, em média, entre 15 a 45 minutos. No entanto, o procedimento total, entre preparação, realização do exame e entrega do relatório, demora um pouco mais.

Realização do exame

A Colonoscopia pode também ser efetuada com sedação anestésica.

Antes da realização do exame, o doente vai ter que tirar os seus óculos e próteses dentárias e ser-lhe-á colocado um resguardo ao pescoço. Em seguida, ser-lhe-á administrado pela enfermeira um tranquilizante (por via endovenosa), até que fique descontraído e ligeiramente sonolento. Ser-lhe-á ainda colocado um bocal para protecção dos seus dentes.

O exame é inicialmente realizado com o doente deitado de lado, virado para o lado esquerdo, numa posição confortável. Mais tarde, o médico e a enfermeira vão pedir-lhe que mude de posição, conforme seja necessário.

O tubo será introduzido pelo ânus e vai progredindo ao longo do intestino grosso. Em algumas fases do exame é possível que o doente sinta distensão do intestino ou algumas cólicas. Estas sensações são passageiras, no entanto, não deve deixar de alertar o médico, se estiver desconfortável.

A duração do exame varia entre 15 a 45 minutos.

O paciente deve trazer os exames anteriores.

2015 © Copyright - Healthways Group

Desenvolvido por: FS & NS