Perguntas Frequentes
Mamografia
-
O que é a mamografia?
É um exame específico para estudo da mama que usa baixa dose de raios X. As imagens da mama podem ser observadas em filme ou numa estação de trabalho para mamografia digital.
A mamografia é um exame muito importante no diagnóstico precoce do cancro da mama. O sucesso do tratamento depende em grande parte do diagnóstico precoce. -
É necessária preparação para a mamografia?
Não é necessária preparação especial para realizar mamografia
Pontos importantes a ter em conta:
– Se ainda é menstruada e particularmente se sentir grande tensão mamária nos períodos menstruais, não faça a mamografia nesta fase mais dolorosa. Não interfere com o diagnóstico mas a compressão da mama, necessária para o exame, torna-se mais dolorosa. Escolha de preferência fazer a mamografia na semana seguinte ao período menstrual.
– Antes de fazer a mamografia avise a técnica se houver alguma possibilidade de estar grávida.
– Fale ao médico de qualquer alteração que tenha notado na sua mama. Informe também o médico de cirurgias anteriores, utilização de hormonas ou de história familiar ou pessoal de cancro da mama.
É recomendável que:
– não use desodorizantes, pó de talco ou loção debaixo dos braços ou na mama no dia do exame. Estes podem aparecer no exame de raios X simulando pequenas calcificações.
– sempre que possível leve as mamografias anteriores de modo que o radiologista possa compará-las com os exames actuais.
Não se esqueça de levantar os exames ou saber quando estão disponíveis no seu médico. -
Como é o equipamento de mamografia?
O equipamento de mamografia é usado exclusivamente para o exame radiológico da mama. Permite que só a mama seja comprimida.
O mamógrafo possui um braço em C com a ampola que gera raios raios X numa extremidade e a cassete para obter a imagem no outro extremo. Este braço roda de modo a permitir obter imagens da mama em diferentes posições, com o mínimo desconforto para a doente. -
Como funciona a mamografia?
A mama é exposta a uma dose baixa de raios X para produzir imagem da estrutura interna da mama. O resultado da imagem é consequência de algumas estruturas da mama absorverem mais raios X do que outras.
Os filmes expostos são revelados numa máquina de revelar ou no caso da mamografia digital, são digitalizados para observação e arquivo no computador. -
Como é feita a mamografia?
A mamografia é realizada por técnicos especialmente treinados para realização deste exame. A mama é colocada numa plataforma e comprimida com um “prato” compressor, de material plástico. A compressão é necessária para que a mama fique com espessura mais uniforme e melhore a qualidade da imagem. Ao reduzir a espessura global da mama permite usar menor dose de radiação e reduz a radiação difusa melhorando a definição da imagem. Também é graças à compressão que algumas estruturas deslizam e permitem que pequenos detalhes passem a ser visíveis. Para além destes benefícios é a compressão que consegue manter a mama imobilizada impedindo assim que a imagem final perca a nitidez, o que aconteceria inevitavelmente se houvesse movimento.
Durante a compressão da mama a utente sente pressão e é natural que algumas pessoas mais sensíveis sintam desconforto, deverão avisar a técnica para tentar uma compressão mais gradual.
Durante a exposição da mama com raios X a técnica estará atrás de um vidro com chumbo e imediatamente depois da exposição a compressão é automaticamente aliviada pelo próprio equipamento.
No exame de rotina fará 2 incidências de cada mama para o que terá de mudar ligeiramente a posição de acordo com a explicação da técnica.
Não deve abandonar o serviço até a avisarem de que o exame está terminado.
Ecografia mamária
-
O que é a ecografia mamária?
A ecografia mamária é um exame de ecografia destinado ao estudo da mama. É um óptimo exame para estudo das glândulas mamárias quer, em algumas situações, como exame diagnóstico de primeira linha, quer como complemento de outros exames, em particular da mamografia.
-
É necessária preparação para a ecografia mamária?
Para realizar ecografia mamária não é necessária qualquer preparação.
Sempre que fizer qualquer exame à mama e particularmente a ecogrfia mamária, deverá trazer os exames mamários anteriormente efectuados quer se trate de ecografias quer mamografias.
Ecodoppler
-
O que é o Ecodoppler?
O Ecodoppler também conhecida por ultrasonografia vascular é uma técnica que obtém imagens do interior do corpo humano através do uso de ondas de ultrassons as quais são emitidas por um aparelho designado por ecógrafo. Este equipamento é ao mesmo tempo emissor das ondas de ultrassons e receptor dos ecos refectidos que retornam do interior do corpo. Estes são observados em tempo real num monitor depois de tratados por computador, dando origem a uma imagem.
A imagem em tempo real tem a vantagem de se poder observar o movimento dos órgãos, batimentos cardíacos, fluxo do sangue nos vasos ou movimentos fetais. É portanto um bom método para avaliar o sistema circulatório, podendo-se nestes casos associar o Doppler denominando-se o exame neste casos Ecodoppler, o qual permite demonstrar o fluxo nas artérias e veias.
Este exame não utiliza radiações ionizantes. -
Qual é a preparação necessária?
Não requer preparação especial, no entanto devem ser utilizadas roupas confortáveis.
No estudo de vasos abdominais deve fazer-se jejum de cerca de 6 horas.
A maioria dos estudos tem uma duração inferior a 30 minutos.
TAC
-
O que é a tac?
É um meio de imagem que, através da utilização de raios X, de detectores de radiação de elevada sensibilidade e de computadores, nos permite observar os órgãos e tecidos que constituem o nosso corpo.
Este exame fornece aos Médicos informações muito importantes para o diagnóstico e tratamento do doente. -
É necessário preparação para a TAC?
A necessidade de preparação para a realização do exame está dependente do tipo de órgãos que pretendemos avaliar. Na maioria dos estudos o paciente deve observar um jejum de 5 horas. Habitualmente nos exames abdominais e pélvicos o doente ingere, antes do exame e já no Serviço de Imagiologia, um liquido para melhor identificação do tubo digestivo.
O doente deve vestir roupa prática, confortável e sem peças metálicas e deve retirar da zona a avaliar fios, brincos, ganchos, piercings ou outros acessórios que prejudiquem a qualidade do exame. Nos estudos da cabeça e pescoço as tranças devem ser desmanchadas.
O paciente deve informar da existência de eventuais alergias alimentares, medicamentosas ou outras e avisar, no caso de ser mulher, se está ou suspeita estar grávida.
O doente deve trazer os exames anteriores que tenha em seu poder.