O eco-doppler é uma funcionalidade da ecografia que permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos. Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias patologias de diferentes áreas anatómicas.
Para a realização do eco-Doppler é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que através de uma sonda permite obter imagens que nos permitem estudar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos.
Exames de Eco-Doppler
O eco-doppler permite estudar os vasos (arteriais ou venosos) de diferentes estruturas anatómicas. No corpo humano, existem inúmeras artérias e veias, responsáveis por levar sangue a todos os órgãos (circulação sanguínea). Como estudos que, habitualmente, são realizados, podemos referir:
– eco-doppler venoso dos membros inferiores (pernas) – permite avaliar a presença de alterações no fluxo venoso (das veias), como insuficiência venosa crónica (varizes) ou a trombose venosa profunda.
– Eco-doppler arterial dos membros inferiores (pernas) – permite avaliar a presença de alterações arteriais dos membros inferiores, como a presença de placas a ateromatosas, calcificações vasculares, doença arterial periférica.
– Eco-doppler carotídeo – avalia os vãos arteriais cervicais, nomeadamente as artérias caróidas comuns, interna e externas e as artérias vertebrais. Permite identificar a presença de placas de ateroma e eventuais estenoses vasculares.
– Eco-Doppler cardíaco – efectuado por cardiologistas, permite complementar o estudode Ecocardiografia, com a avaliação do fluxo intracardíaco, importante nas doenças vasculares.
– Eco-Doppler visceral – permite avaliar diferentes órgãos abdominais, podendo ser dirigido ao fígado (doppler hepático) ou aos vasos renais ou dos rins (Doppler renal).
– Eco-Doppler testicular – permite avaliar a presença de alterações no fluxo testicular, sejam o aumento por inflamação ou ausência deste.
– Eco Doppler obstétrico – é a avaliação dos principais vasos do feto.
– Eco Doppler transcraniano – é utilizado na avaliação das artérias cerebrais.