O que é Endoscopia digestiva alta?
Endoscopia Digestiva Alta:
A endoscopia digestiva alta é um procedimento executado por um médico especialista de Gastrenterologia, consistindo na introdução de um aparelho flexível (endoscópio alto) de pequeno calibre através da boca para se conseguir observar o esófago, estomago e duodeno.
Assim, é possível identificar diversos tipos de patologias e efetuar biopsias (obtenção de pequenos fragmentos com uma pinça) e/ou polipectomias (remoção de pólipos) sempre que o médico executante considere o procedimento exequível. Estes serão enviados para análise, a executar por um médico especialista em Anatomia Patológica.
Durante o exame tem de ser insuflado ar que pode condicionar uma sensação de enfartamento gástrico. É frequente também a sensação de irritação a nível da orofaringe (garganta), embora seja, geralmente, utilizado um gel ou spray anestésico. Em ocasiões muito raras pode ocorrer uma reação vagal com lipotimia (desmaio), com rápida recuperação após a interrupção do exame. Têm sido descritos casos raros de paragem cardio-respiratoria com necessidade de manobras de suporte avançado de vida.
Outras complicações principais são a hemorragia e a perfuração, que são muito raras (menos de 1%), tornando-se mais frequentes quando são realizadas biopsias ou polipectomias. Geralmente estas complicações são resolvidas com técnicas endoscópicas ou terapêutica medica conservadora, mas, em ultimo caso, poderá ser necessário realizar uma cirurgia de urgência.
Se o exame for realizado com sedação anestésica, há riscos específicos associados aos fármacos utilizados nestas circunstâncias.
Recomendações antes do exame:
Para a realização do exame não deverá ingerir alimentos ou bebidas nas 6/8 horas antes do exame.