O que é a mamografia?

É um exame específico para estudo da mama que usa baixa dose de raios X. As imagens da mama podem ser observadas em filme ou numa estação de trabalho para mamografia digital.
A mamografia é um exame muito importante no diagnóstico precoce do cancro da mama. O sucesso do tratamento depende em grande parte do diagnóstico precoce.

A mamografia é usada no diagnóstico de patologia da mama (por exemplo uma tumefacção da mama notada pela doente ou pelo médico).
É o exame mais adequado para o rastreio de cancro da mama, podendo detectar a doença antes de surgir qualquer queixa ou alteração ao exame clínico.
Muitas vezes as imagens iniciais da mamografia não são suficientes para afirmar com segurança uma lesão benigna ou maligna. Daí que haja muitas vezes necessidade de realizar incidências complementares na mamografia ou de realizar outros exames complementares como a ecografia e, por vezes, a ressonância magnética.

 

É necessária preparação para a mamografia?

Não é necessária preparação especial para realizar mamografia
Pontos importantes a ter em conta:
– Se ainda é menstruada e particularmente se sentir grande tensão mamária nos períodos menstruais, não faça a mamografia nesta fase mais dolorosa. Não interfere com o diagnóstico mas a compressão da mama, necessária para o exame, torna-se mais dolorosa. Escolha de preferência fazer a mamografia na semana seguinte ao período menstrual.
– Antes de fazer a mamografia avise a técnica se houver alguma possibilidade de estar grávida.
– Fale ao médico de qualquer alteração que tenha notado na sua mama. Informe também o médico de cirurgias anteriores, utilização de hormonas ou de história familiar ou pessoal de cancro da mama.
É recomendável que:
– não use desodorizantes, pó de talco ou loção debaixo dos braços ou na mama no dia do exame. Estes podem aparecer no exame de raios X simulando pequenas calcificações.
– sempre que possível leve as mamografias anteriores de modo que o radiologista possa compará-las com os exames actuais.
Não se esqueça de levantar os exames ou saber quando estão disponíveis no seu médico.

Como é o equipamento de mamografia?

O equipamento de mamografia é usado exclusivamente para o exame radiológico da mama. Permite que só a mama seja comprimida.
O mamógrafo possui um braço em C com a ampola que gera raios X numa extremidade e a cassete para obter a imagem no outro extremo. Este braço roda de modo a permitir obter imagens da mama em diferentes posições, com o mínimo desconforto para a doente.

Como funciona a mamografia?

A mama é exposta a uma dose baixa de raios X para produzir imagem da estrutura interna da mama. O resultado da imagem é consequência de algumas estruturas da mama absorverem mais raios X do que outras.
Os filmes expostos são revelados numa máquina de revelar ou no caso da mamografia digital, são digitalizados para observação e arquivo no computador.

Como é feita a mamografia?

A mamografia é realizada por técnicos especialmente treinados para realização deste exame. A mama é colocada numa plataforma e comprimida com um “prato” compressor, de material plástico. A compressão é necessária para que a mama fique com espessura mais uniforme e melhore a qualidade da imagem. Ao reduzir a espessura global da mama permite usar menor dose de radiação e reduz a radiação difusa melhorando a definição da imagem. Também é graças à compressão que algumas estruturas deslizam e permitem que pequenos detalhes passem a ser visíveis. Para além destes benefícios é a compressão que consegue manter a mama imobilizada impedindo assim que a imagem final perca a nitidez, o que aconteceria inevitavelmente se houvesse movimento.
Durante a compressão da mama a utente sente pressão e é natural que algumas pessoas mais sensíveis sintam desconforto, deverão avisar a técnica para tentar uma compressão mais gradual.
Durante a exposição da mama com raios X a técnica estará atrás de um vidro com chumbo e imediatamente depois da exposição a compressão é automaticamente aliviada pelo próprio equipamento.
No exame de rotina fará 2 incidências de cada mama para o que terá de mudar ligeiramente a posição de acordo com a explicação da técnica.
Não deve abandonar o serviço até a avisarem de que o exame está terminado.

2015 © Copyright - Healthways Group

Desenvolvido por: FS & NS