A ortopantomografia, também chamada de raio-x panorâmico, trata-se de um exame radiológico extra-oral, essencial em medicina dentária, que possibilita recolher informações a respeito do segmento inferior da face, abaixo das órbitas.
Esta forma de diagnóstico é utilizada para avaliar o estádio de erupção dentária, dentes ausentes, determinação da idade de um indivíduo, detecção da presença de anomalias dentárias, alterações de número de dentes, disposição dos dentes na arcada e provável trajeto de erupção, linhas de fraturas ósseas, presença de terceiros molares (popularmente conhecido como dente do siso) e seu posicionamento, avaliação da massa óssea existente, presença de restaurações e/ou de próteses dentárias e morfologia do côndilo mandibular.

Este exame é feito utilizando-se um aparelho adequado para tal, denominado ortopantomógrafo, com o paciente posicionado de forma apropriada e imóvel, enquanto o aparelho se move ao redor do paciente, emitindo radiação.

Trata-se de um exame não invasivo e indolor. Contudo, algumas precauções são necessárias, como o uso de avental de chumbo em caso de mulheres gestantes, bem como a retirada de todos os acessórios metálicos que possam aparecer nas imagens radiográficas, como brincos e piercings.

2015 © Copyright - Healthways Group

Desenvolvido por: FS & NS